quarta-feira, 7 de agosto de 2013

QUANTO TEMPO PRECISO PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

 Muitas pessoas que nos seguem nos falam que não querem emagrecer mas querem ganhar massa muscular. Perguntam quanto tempo demora e como ganhar.

Saiba algumas dicas para ganhar massa muscular em seu treino: http://goo.gl/i9gbdy
Pois bem, as respostas que conseguimos com alguns personais e médicos que entrevistamos foi.
No primeiro e no segundo mês de exercício ocorre uma adaptação do corpo à atividade. É neste período que o indivíduo sente mais dores após os exercícios e seu sistema cardiovascular vai se adaptando ao esforço, à medida que vai ganhando mais força, resistência e flexibilidade.
Após 3 meses de exercícios regulares, o corpo passa a queimar mais a gordura acumulada e, neste período, apesar de não haver grandes ganhos nos músculos, pode-se observar uma boa diminuição da camada de gordura sob a pele. A partir daí fica cada vez mais fácil emagrecer, considerando que com o aumento da massa magra seu metabolismo aumenta consequentemente.
Entre os 4 e os 5 meses após o início da atividade física, há uma considerável diminuição da gordura e uma maior liberação de endorfinas no organismo, deixando o indivíduo mais bem humorado e com mais disposição física.
E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular.
Contudo, se o indivíduo não fizer os exercícios da forma correta, com regularidade, não alimentar-se corretamente e não descansar, este tempo pode ser muito maior.
Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui, e nada pode ser feito quanto a isto.
Para potencializar os exercícios e tornar o ganho de massa muscular mais rápido, o que se pode fazer é ingerir suplementos proteicos. Mas, mesmo assim, vale ressaltar que o músculo cresce quando descansa e, se o indivíduo treinar intensamente todos os dias, os músculos não irão aumentar de tamanho conforme o desejado.
O mais importante é saber que, para ganhar mais massa muscular, não basta somente fazer exercícios todos os dias. Há uma série de outros fatores que estão relacionados ao aumento de massa muscular e o educador físico poderá orientá-lo neste sentido.

Beijos

Carol Foltran

Nenhum comentário: