quarta-feira, 5 de junho de 2013

Principais causas da celulite !!!

As causas da celulite ainda não são totalmente conhecidas. Especialistas colocam as influências hormonais na adolescência, gravidez, predisposição hereditária, o uso de anticoncepcionais, vida sedentária e o cigarro como grandes aliados das alterações no tecido gorduroso e da microcirculação em locais propícios para o surgimento da celulite. O estresse também entra em algumas listas.








Genética
A predisposição para desenvolver celulite parece estar ligada ao fator genético. Algumas pessoas possuem uma quantidade maior de células adiposas, ou até mesmo “estocam” maior quantidade de gordura. A fraqueza na circulação (microcirculação) também apresenta-se como fator hereditário. Alguns problemas nos vasos linfáticos também estão ligados à genética.
Hormônios Femininos
A celulite costuma afetar mais homens do que mulheres. Além do fator das fibras (explicado aqui), que são diferentes entre homens e mulheres, um dos grandes aliados para essa condição são os hormônios da mulher, o estrogênio e a progesterona.
Como o estrogênio propicia a multiplicação de células no corpo, as células de gordura também aumentam em número, causando um impacto negativo relacionado a formação da celulite.
Já a progesterona pode propiciar retenção de líquido no corpo, enfraquecimento da circulação e das veias e ganho de peso.
Gravidez
Ficar grávida é sinônimo de grandes mudanças no corpo de uma mulher. Mudanças que podem levar ao surgimento ou ao aumento da celulite no corpo feminino. Durante esse período o corpo pode reter muito líquido e é “bombardeado” por uma grande carga de hormônios.
Esse hormônios podem levar ao enfraquecimento do tecido conjuntivo (que é responsável por várias funções no corpo humano como: preenchimento, sustentação, transporte e defesa), ou seja, o corpo fica mais suscetível ao desenvolvimento da tão temida celulite.
O crescimento do útero, que pressiona as veias e os vasos linfáticos, pode causar uma diminuição da circulação em alguns locais do corpo, fazendo com que a celulite apareça.
Stress
O stress (ou estresse, na língua portuguesa) pode provocar alterações drásticas no corpo. Especialistas acreditam que uma pessoa estressada pode possuir uma  maior porcentagem de armazenamento de gordura em variados pontos do corpo.
Sedentarismo
Uma vida sedentária também pode ser um dos fatores para o desenvolvimento acentuado da celulite. O sedentarismo pode provocar a má circulação, tanto nas veias quanto nos vasos linfáticos. Esse comprometimento ocorre devido à ligação direta entre a boa circulação e a saúde muscular.
Sem exercícios e com uma alimentação desregrada e rica em gorduras, a circulação venosa e linfática caem de rendimento e a tendência é que se retenha cada vez mais líquido e o peso aumente.
Cigarro
O hábito de fumar está ligado ao surgimento ou ao aumento da celulite pelo simples fato de que o cigarro afeta negativamente a irrigação normal de oxigênio pelo corpo.
A fumaça do cigarro contém uma quantidade enorme de toxinas que destroem pequenos vasos. Além disso, a nicotina é um vasoconstritor, ou seja, ela provoca a contração dos vasos sanguíneos que fazem a microcirculação, impedindo a correta propagação de nutrientes e oxigênio.
Lembre-se, é importante saber que esses fatores atuam diferentemente de acordo com cada pessoa. Procure se consultar com um médico ou algum especialista da área da saúde para que o mesmo faça a sua avaliação.

beijos

Carol Foltran

Nenhum comentário: