quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O que é gordura saturada e insaturada ??????????????


Você já deve ter ouvido falar em gordura saturada e insaturada, mas não sabe o que realmente significa e nem qual a diferença entra ambas. Para que você possa conhecer mais e tambem entender melhor sobre estes assuntos, vamos explicar as principais coisas sobre gordura saturada e insaturada, isto é, onde é encontrado, o valor que deve se consumida diariamente e também os efeitos que as mesmas podem causar em nosso corpo. Está interessado (a) no assunto? Então, veja logo abaixo:



GORDURA INSATURADA:



Para que você possa saber o que é a gordura insaturada, é importante saber que está existente principalmente em vegetais, ela é líquida quando em temperatura ambiente. Há a monoinsaturada que conta com apenas uma ligação dupla de carbono e a poliinsaturada que conta com mais de uma ligação dupla de carbono.

Agora saiba onde é encontrado este tipo de gordura: A gordura insaturada é comum em alimentos, como azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão



A quantidade que deve ser consumida diariamente: no máximo 44 gramas



Vejam quais são os seus efeitos no corpo – O consumo desta gordura é importante, pois ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, as triglicérides que é um tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças coronarianas e também a pressão arterial.



Ligação química – Pela falta alguns átomos de hidrogênio em sua molécula faz com que ocorra uma ligação dupla entre os carbonos.



GORDURA SATURADA:



Para que você possa entender melhor sobre a gordura saturada, diferentemente da gordura insaturada que é encontrada principalmente em vegetais, este é um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, quando temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido e não líquido como a insaturada.



Veja em quais alimentos é possível encontrar este tipo de gordura: Leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata), carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves) e azeite de dendê



A quantidade ideal a ser consumida diariamente é de: no máximo 20 gramas



Seus efeitos no corpo – Ela ajuda a aumentam o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, o que faz com que ocorra o aumento no risco de problemas no coração.


Ligação química – Cada átomo de carbono mantém uma ligação simples com outro carbono e está ligado a dois átomos de hidrogênio.


beijos


Carol Foltran

Nenhum comentário: