sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Comer devagar ajuda emagrecer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


É incrível como, no corre-corre diário, não temos tempo pra nada, inclusive pra comer.

Se antes as pessoas faziam as refeições com calma, saboreando os alimentos, hoje elas praticamente engolem a comida, sem ao menos sentir o gosto das coisas e mastigando pouquíssimas vezes.

E esse hábito engorda, e muito!

Uma pesquisa portuguesa feita com 500 jovens obesos durante um ano comprovou que os participantes que tiveram o tempo de ingestão controlada (comeram devagar, mastigando bastante) perderam muito mais peso que os demais participantes.
Sabe qual a surpresa maior? A perda de peso de quem comeu devagar foi semelhante à perda de peso de quem fez redução de estômago!

A explicação é simples e está relacionada com dois hormônios, a grelina e o peptídeo tirosina-tirosina (PYY).

A grelina é hormônio “da fome” e o PYY é o que proporciona a sensação de saciedade, de forma que, quando comemos devagar, equilibra-se a ação desses hormônios, o que faz com que fiquemos saciados mais rapidamente, reduzindo a fome e a “vontade” de comer.

O ideal é que cada refeição dure, em média, 30 minutos.

Além disso, evite comer tendo estímulos externos como TV, celular, jogos eletrônicos ou computador.

Parece difícil, né?

Uma dica boa é começar a mastigar 30 vezes cada “garfada”. Caso não consiga 30, que seja ao menos 20, mas é preciso que se mastigue mais os alimentos pra dar tempo dos hormônios agirem e enviarem a “mensagem” de saciedade.

beijos

Carol Foltran

Nenhum comentário: