terça-feira, 11 de setembro de 2012

Alimentação após colocação do Balão Intragástrico!!!!!!!!!!!



Apos  a colocação do Balão intragástrico ( BIG ), é esperado que o paciente sinta algum tipo de desconforto gástrico nas próximas 72 horas . Esses desconfortos variam desde poucas náuseas até grande quantidades de vômitos.
Esses sintomas variam, pois alguns pacientes seguem as orientações nutricionais e farmacológicas a risca.

Tenho mais de mil e quinhentos pacientes que usaram e usam o BIG, por isso resolvi escrever esse artigo.

O BIG foi desenvolvido para causar sensação de saciedade precoce, é isso mesmo, se sentir satisfeito com pouca quantidade de comida.

Mas o que é saciedade ?

Saciedade é a sensação de plenitude, ou seja, quando você não quer mais comer após a ingestão de uma certa quantidade de comida.

Quem esta acima do peso tem uma dificuldade em identificar essa tal saciedade e por isso acaba ingerindo maior quantidade de alimento que necessita.

O BIG causa saciedade precoce, mas se você não sabe o seu limite, acaba ingerindo mais alimento que “cabe”.

Nos primeiros dias apos a colocação do BIG, o seu nutricionista te indica uma quantidade de líquidos, que é necessário para sua hidratação. Essa quantidade de alimento pode ser maior que a capacidade que seu estomago possui em digerir esse alimento e causa uma sensação de saciedade muito grande. Essa sensação pode chegar a dar enjôo, náuseas e até mesmo vômitos.

Quando vocês teem vômitos ficam mais desidratados e isso causa sede. Essa sede leva vocês a ingerirem mais líquidos e como o BIG dentro do seu estomago não deixa o alimento ir embora ( ele retarda o esvaziamento) você vomita novamente.
Esse vomito muitas vezes ocorre logo após a ingestão do fármaco (esses fármacos são para diminuir o numero de vômitos ) que por sua vez não faz efeito e você vomita novamente. 

As equipes mais experientes orientam seus pacientes a tomarem “soro”apos a colocação  do BIG. Esse soro serve em primeiro lugar para hidratar o paciente e em segundo lugar para colocar os fármacos que estão sendo “expulsos” pelos vômitos freqüentes.

Para que você não tenha tantos vômitos vou ajudá-los com algumas orientações.

- Antes da colocação do balão o paciente/ cliente terá que realizar 1 dia de dieta liquida ( assim você vai conhecer o tamanho dos goles, reduzir a caloria da dieta e possuir os alimentos da dieta apos a colocação do BIG);

- Não beber nenhum tipo de alimento gaseificado ou alcoólico ( eles possuem muitas calorias e dificultam você entender o que é saciedade) ;

- Ingerir apenas alimentos planejados nas consultas;

- Evitar alimentos com muita caloria;

- Não usar açúcar, prefira adoçante;

- A dieta será ingerida é de 20 ml ( ½ de um copinho de café) a cada 20 minutos.

- Alimentos gelados são mais toleráveis no inicio da dieta.

PRIMEIROS 3 DIAS:

 - Isotônicos (gatorade, maraton, guaraviton, etc), pode congelar tipo gelinho ou geladinho;
 - Água de coco (sempre de caixinha);
 - Água – intercalar com a dieta;
  - Gelatinas diet;
- 1 picolé de fruta/ dia se necessário;
Observar o volume de líquidos ingerido por dia, a fim de evitar desidratação.


Mas lembre-se siga sempre o que a sua equipe te orientou.



beijos

Carol Foltran

Nenhum comentário: