terça-feira, 21 de agosto de 2012

Emagrecer começa na mastigação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Você sabia que o processo de emagrecimento começa já na mastigação e, se feito da maneira correta, pode até mesmo ajudar na manutenção do peso corporal? De acordo com o especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, Gerson Köhler, tão importante quanto cuidar com 'o que se come', é a maneira 'como se come'.
"Perder peso nunca foi fácil e nunca será, pois é preciso esforço e persistência. As regras são simples, o problema é que as pessoas não têm paciência e acabam desistindo antes dos resultados aparecerem", explica o especialista ressaltando que a boca é a porta de entrada dos alimentos e é nela que o processo de digestão tem início.
Ou seja, não basta evitar os doces, frituras, refrigerantes e massas e dar preferência as frutas e verduras, é preciso comer da maneira correta. "Os dentes trituram a comida, deixando-a na textura adequada para chegar ao estômago e ser completamente digerida", explica Köhler.
O ideal é que o alimento seja mastigado por volta de 20 a 30 vezes, de acordo com a textura e resistência do que está sendo ingerido. A mastigação provoca o envio de estímulos ao cérebro para que o centro da saciedade se manifeste e avise ao organismo o momento certo de encerrar a refeição. "A mastigação lenta permite ao organismo se sentir saciado com menos quantidade de alimento. Quanto menos se come, menos calorias são absorvidas e consequentemente ocorre o emagrecimento progressivo, desde que haja um gasto calórico maior do que o que foi ingerido", observa.
Köhler também destaca que a mastigação correta é o melhor medidor para controlar a quantidade de comida que deve ser ingerida para suprir as necessidades energéticas do corpo sem excesso. O cérebro recebe estímulos gradativos para assimilar a ingestão de alimentos e poder enviar o aviso de saciedade. "O sinal da saciedade surge a partir de um comando da córtex cerebral. Ao comer muito rápido e mastigarpouco o ponto de satisfação se dará de modo errado, sobrecarregando e dilatando o estômago, além da comida não ficar bem triturada, dificultando a digestão", esclarece o médico evidenciando que a mastigação feita de forma correta ajuda a manter o peso, uma vez que a ingestão de alimentos é menor e a digestão melhor. "A reeducação mastigatória tem seu foco no ato de mastigar e não no que a pessoa deve comer. Por isso o tratamento é multidisciplinar, com a atuação de profissionais como médicos endocrinologistas, nutrólogos, metabologistas e nutricionistas, que orientam sobre a alimentação, e com a presença de especialistas da Odontologia, que ensinam a 'como comer' reorientando o aprendizado da correta mastigação", afirma.
O tempo de mastigação também depende muito do tipo do alimento, por exemplo, um pedaço de carne exige mais mastigadas do que um bocado de arroz ou macarrão. Para saber se você está mastigando os alimentos da maneira correta é importante lembrar que o alimento só deve ser engolido quando estiver totalmente triturado e ensalivado. "As enzimas presentes na saliva já fazem parte do processo de digestão, principalmente com relação aos carboidratos. É necessário ainda mastigar de forma alternada, um pouco com o lado esquerdo e um pouco com o lado direito antes de engolir o bolo alimentar", orienta.
O médico ainda explica que entre cada bocado mastigado e engolido é necessário fazer uma pequena pausa para dar início à nova mastigação e dá a dica: "experimente colocar o garfo e faca no prato entre cada garfada para desacelerar o ritmo da refeição", conclui.
beijos

Carol Foltran

2 comentários:

Mima disse...

Boas dicas!!!

Unknown disse...

Que bom que tenha gostado!!!!!!!!!!!!!!

beijos

Carol Foltran