terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dicas para não engordar no inverno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Durante o inverno, não tem coisa melhor do que ficar debaixo das cobertas, vegetando em frente à TV, tomando um chocolate quente ou comendo um delicioso fondue. Porém, sabemos que com isso, ficamos mais propensos a ganhar alguns quilinhos, até porque acabamos ficando menos ativos no inverno, ao mesmo tempo que a fome indiscutivelmente aumenta.

A explicação para o aumento da sensação de fome durante o inverno, é muito simples. À medida que a temperatura climática cai, o nosso corpo acaba gastando mais calorias para conseguir manter a temperatura do corpo. Ou seja, ele trabalha cerca de 10% a mais do que no verão para manter a temperatura corporal e para compensar esse gasto adicional de energia, o apetite aumenta.
Além disso, a serotonina reduz em dias mais frios e de pouca luminosidade. Com isso, acabamos ficando mais desanimados, o que acarreta muitas vezes em compulsão alimentar, nos fazendo exagerar nas calorias, especialmente dos carboidratos, que entram rapidamente na corrente sanguínea, proporcionando uma rápida correção da serotonina e nos dando sensação de bem estar. Naturalmente, a sobrecarga de carboidratos levará ao ganho de peso.
Outro motivo para engordarmos no inverno é que além de comermos mais, nos movemos menos. Bate aquela preguiça e acabamos reduzindo drasticamente a frequência pela qual fazíamos os exercícios físicos. Como sabemos, que com a maioria das pessoas acontece o mesmo, então acabamos nos acomodando e deixando os quilos chegarem, sem praticamente ter nenhuma reação contra isso.
Não podemos deixar que todos esses fatores atrapalhem tudo o que você conquistou ao longo do ano, portanto encare esse inverno como um novo desafio, onde você conseguirá passar por toda essa estação com o peso controlado ou quem sabe até mais magra, botando até inveja nas suas amigas! O oque acha da ideia?
Veja algumas dicas que podem ajudá-la nesse desafio de emagrecer em pleno inverno:
1. Abuse das sopas de vegetais e legumes
Uma sopa sempre vai bem no frio, mas temos que tomar cuidado com os ingredientes que vai nela, pois pode torná-la bastante calórica. Uma sopa de legumes, bem leve e funcional, vai lhe dar todos os nutrientes que você precisa para manter seu corpo saudável, além de ter poucas calorias.
2. Abuse dos vegetais crucíferos
Couve-flor, brócolis, repolho e couve de bruxelas são vegetais que combatem a gordura da barriga, além de fornecer poucas calorias e muitos nutrientes. Esses alimentos dão saciedade, te deixando mais saciada por mais tempo. Use-os de diversas formas, como refogados, cozidos à vapor ou em sopas como a dessa receita de sopa de repolho uma boa dica de sopa para se consumir no inverno.
3. Dê um up de qualidade ao seu metabolismo
Durante os meses frios, o metabolismo tende a ficar mais lento,  devido a inatividade, excesso de calorias na alimentação entre outros fatores. Para turbinar o metabolismo, aposte nos alimentos termogênicos, como o chá verde, chá de hibisco, pimenta vermelha, gengibre, canela, alimentos com ômega 3 e água gelada. Esses alimentos ajudam o corpo a gastar calorias e a queimar gordura.
4. Mantenha uma alimentação saudável.
Muitas pessoas colocam a culpa no frio para se encher de comidas calóricas, como doces, bebidas quentes ricas em calorias, se esquecendo dos alimentos saudáveis como frutas, saladas, etc. Isso é um erro que acarretará em um metabolismo lento e com dificuldade de perder peso. Mantenha o máximo possível, uma dieta nutricionalmente equilibrada. 
5. Aumente a ingestão de fibras.
No inverno, geralmente as pessoas abusam das massas, especialmente as feitas de farinha refinada, que como sabemos são prejudiciais para quem quer manter ou perder peso. Substitua por alimentos integrais como pão integral, cereais integrais, feijão e arroz integral, pois estes alimentos farão você se sentir mais completa, sem acrescentar tantas calorias como os alimentos refinados.
6. Mantenha-se hidratada.
Como já sabemos sem água não há vida, pois ela é peça fundamental para o organismo realizar suas funções, desde as mais básicas até as mais complexas. Outro motivo, é que a agua impulsiona o metabolismo  do corpo, favorecendo a queima de calorias e de gordura. Muitas pessoas deixam de consumir água de maneira adequada durante o inverno, por confundir a sede com a fome. Portanto, mantenha-se hidratada, para evitar calorias extras desnecessárias.
7. Coma de três em três horas
Comer a cada três horas, manterá o seu metabolismo acelerado, impedindo o acúmulo de gordura, além de impedir excessos nas demais refeições. Porém é essencial que se escolha lanches saudáveis, de baixas calorias e equilibrados. O ideal é que o lanche tenha uma porção de carboidratos e proteínas, como uma fatia de pão integral com queijo de baixo teor de gordura por exemplo.
8. Evite pular refeições.
Esse á apenas um complemento para a dica 7, para ressaltar que pular refeições não é a melhor alternativa para quem não quer engordar. Muito pelo contrário, pois ao fazer isso, você estará propiciando o acúmulo de gordura, já que o corpo entenderá que essa medida é uma forma de sobrevivência. Conclusão: Metabolismo lento e mais quilos na balança.
8. Aposte na variedade.
Alterne os cardápios a cada semana. Assim você se sentirá mais motivada e impulsionará também seu metabolismo, que não se acostumará aos mesmos alimentos. Também fará com que você obtenha todos os nutrientes que o seu corpo necessita, o que é difícil quando seguimos à risca uma dieta mais restritiva.
9. Opte pelas gorduras saudáveis​​.
A gordura é uma importante fonte de energia para o corpo e fornece vitaminas A, D, E e K. Claro que não estamos falando das gorduras saturadas ou trans, pois estas trazem prejuízos para a saúde. As boas gorduras são as que provém dos vegetais como nozes, castanhas, azeite de oliva, ou peixes como sardinha e salmão, ricos em ácidos graxos ômega 3.
10. Se concentre em sua refeição.
Evite comer em frente à televisão, computador ou enquanto conversa ao telefone. Ao se concentrar em suas refeições, você vai melhorar drasticamente a sua saciedade, o que pode ajudar a prevenir excessos.
Seguindo essas dicas, você poderá driblar as calorias nesse inverno e quando chegar o verão, não sofrerá tanto para perder o que ganhou. Infelizmente, nada na vida é fácil! Muito menos emagrecer. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto durante o inverno. Encare como se fosse um desafio, onde a sua maior recompensa será a manutenção do seu peso e da sua saúde.

beijos

Carol Foltran


Nenhum comentário: