sábado, 28 de julho de 2012

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COLOCAR O BALÃO INTRAGASTRICO.



O que é o balão intragástrico – Balão intragastrico ? 

O BIB é um balão intragástrico feito de silicone, colocado e retirado por endoscopia, preenchido com soro e azul de metileno, na proporção de 400 a 700ml, dependendo do tamanho do estômago.

Quem pode usar o balão intragástrico para emagrecer? 

Somente o médico pode indicar o balão intragástrico, ou seja, somente após avaliação médica. Ele serve como auxiliar para perda de peso para pessoas com sobrepeso e obesidade grau 1 (IMC entre 27 e 34,9). Outra indicação é para o superobeso que precisa emagrecer para alcançar condições clínicas mínimas para se submeter à cirurgia.

Qual o procedimento de colocação e retirada do balão intragástrico? 

Tanto a colocação quanto a retirada são feitas por meio de endoscopia com sedação e em ambiente ambulatorial ou hospitalar. O procedimento é o mesmo realizado para a detecção de problemas no estômago, como úlcera, gastrite etc.

Posso sentir o balão intragástrico no estômago? 

A sensação varia de paciente para paciente. Durante o tratamento pode sim ocorrer de se sentir o balão intragástrico no estômago, mas depois de um curto período de tempo se acostumará com a sensação. Lembrando que após a colocação do balão intragástrico a pessoa pode prosseguir normalmente com as atividades do dia-a-dia, inclusive exercícios físicos.

Como o balão intragástrico ajuda a pessoa a emagrecer? 

Após a colocação ele passa a ocupar um espaço no estômago, provocando uma sensação de saciedade precoce. Assim a pessoa come bem menos se sente satisfeita mais rapidamente com a quantidade de comida ingerida.

Com o que se enche o balão intragástrico? 

O balão intragástrico é preenchido de 400 a 700ml com uma solução de soro fisiológico e azul de metileno estéreis (este que serve como marcador para que qualquer possível vazamento possa ser detectado facilmente).


Existe a possibilidade de acontecer algum tipo de vazamento do conteúdo do balão intragástrico? 

Embora seja extremamente rara, existe a possibilidade, mas qualquer vazamento é facilmente detectado pela presença do azul de metileno na urina do paciente. É bom destacar que o soro fisiológico e o azul de metileno que servem como preenchimento do balão intragástrico, não causam danos à saúde.

Caso haja o vazamento o que deve ser feito? 

Nesse caso, deve-se procurar o médico que realizou o procedimento para que seja feita a retirada do balão intragástrico em até 24 horas.

Quais são os efeitos colaterais do balão intragástrico? 

Nas primeiras 72 horas após a colocação do BIB – balão intragástrico é comum que se sinta enjôo e desconforto abdominal. Isso acontece porque o organismo precisa se adaptar à presença do balão intragástrico. Após esse período de adaptação, o usuário não deve sentir desconforto e pode prosseguir normalmente com as atividades do dia-a-dia, inclusive exercícios físicos, indicados pelo médico. Existem casos em que se faz necessária a internação do paciente para controle dos efeitos colaterais, para hidratação intravenosa.

Quem coloca um balão intragástrico precisa tomar algum tipo de remédio? 

Sim, durante toda a permanência do balão intragástrico, é preciso controlar a acidez do estômago com o uso constante de medicação específica indicada sempre pelo médico que acompanha o tratamento.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com o balão intragástrico dentro do estômago? 

O prazo máximo de permanência do balão intragástrico dentro do estômago é de seis meses.

Após o tratamento de seis meses, caso o paciente queira colocar outro balão intragástrico, é possível? 

Sim, caso o paciente queira colocar outro balão intragástrico após o término do tratamento, é necessário um período de resguardo - definido pelo médico – para colocar outro.

Como se comparam os resultados de perda de peso com o balão intragástrico e os de programas de dieta? 

 Os resultados não se comparam, pois são tratamentos diferentes. Lembrando que os resultados dependem da aderência do paciente ao tratamento escolhido.

Depois da retirada do balão intragástrico, a pessoa volta a engordar? 

A manutenção do peso, independente do método que se escolha para o emagrecimento, depende de disciplina. O ideal é que, durante os meses de tratamento com o BIB - balão intragástrico, a pessoa siga orientações de profissionais (Endocrinologistas, Nutrólogos, Nutricionistas) para uma reeducação alimentar e, adquira hábitos mais saudáveis de alimentação, bem como atividades físicas, pois é isso que vai garantir a manutenção do peso depois da retirada do balão intragástrico.


É preciso fazer acompanhamento médico durante o tratamento? Com quem? Quantas vezes? Por quê? 

Enquanto a pessoa estiver com o balão intragástrico, ela precisa sim de um acompanhamento multidisciplinar que faz parte do tratamento. Isso inclui acompanhamento profissional na área: nutricional, endocrinológico, psicológica e de atividade física. A equipe médica é quem determinará a frequência desse acompanhamento, pois o apoio da equipe, aliado a aderência do paciente é de extrema importância para o melhor resultado do tratamento.

beijos

Carol Foltran

2 comentários:

Leidy disse...

Quais são esses remédios que precisam ser tomados durante o tratamento com o balão ?

Unknown disse...

Eu tomei omeprazol, dramim , agora veja com sue medico e nutricionista qual o remedio que é indicado a você sei que tem varios...

beijos

Carol Foltran