segunda-feira, 23 de julho de 2012

Diferença em diet e light...

Muita gente quando começam a  querer emagrecer ou manter seu peso,se confundem com alimentos que são diets e lights, vejo muito esta pergunta, mais qual engorda menos??É fácil confundir os dois termos, mas a verdade é que diet e light significam coisas diferentes.A ANVISA determina que o nome diet só pode ser utilizado em alimentos isentos de determinados nutrientes, como a gordura, o glúten, o amido, o açúcar, o colesterol, a proteina ou o sódio, por exemplo, vez que foram desenvolvidos para pessoas que apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas.Como os produtos que possuem em seus rótulos o indicativo “diet”  podem ser consumidos em processos de emagrecimento, as pessoas tem o costume de achar que eles servem para emagrecer, quando na verdade muitos desses produtos possuem até mais calorias que as versões normais, já que diet é utilizado identificar um alimento que possui isenção de algum nutriente ou substância e não para indicar um alimento com redução calórica.Um exemplo de produto diet que á mais calórico que a versão tradicional é o chocolate, que apesar de não conter açúcar, o que significa que  é indicado para diabéticos, contém mais calorias e gordura do que os chocolates que não são diets e por isso engordam mais.Os alimentos lights, por sua vez, são aqueles que possuem uma redução de ao menos 25%  de calorias em comparação ao produto convencional. Observem que não há a retirada absoluta de calorias, mas somente a redução, o que significa que ele não é de consumo livre e , caso haja consumo maior que o decréscimo de calorias constante no rótulo, pode engordar. É importante salientar que os produtos lights são nutricionalmente desequilibrados e podem vir com adição de adoçantes, minerais e vitaminas sintéticos, que prejudicam o organismo. Muitas vezes essas alimentos contém uma quantidade muito grande de sódio ou de outras substâncias que não são indicadas para determinado tipo de pessoa, como os hipertensos, por exemplo.Os produtos zero têm redução de calorias e são isentos de açúcar ou de outros nutrientes quando comparados às versões tradicionais. Se a isenção for de açúcar, esse e produto pode ser consumido por diabéticos.Entenderam as diferenças?

beijos

Carol Foltran

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