terça-feira, 24 de julho de 2012

Compulsão alimentar ,é o prazer que quero para mim ???!!!!


Algumas pessoas aplacam a angústia causada pela ansiedade ingerindo doces e alimentos calóricos e, com isso, acabam engordando.
Essa ingestão de alimentos calóricos não é uma escolha aleatória, já que esses alimentos proporcionam uma sensação de prazer.
Mas essa sensação de prazer é momentânea e passa com muita rapidez, o que ocasiona, logo em seguida, uma sensação de culpa, que é aplacada com o que? Com mais alimentos calóricos!
Como se vê, isso é um ciclo vicioso.

Uma das formas mais simples de controlar a ansiedade é praticando exercícios físicos, pois o exercício libera endorfina que, além de relaxar a musculatura, combate a ansiedade.
A alimentação, sempre ela, também pode ajudar a combater esse mal.
Para isso, optem por alimentos ricos em triptofano, que é um precursor da serotonina (o hormônio do bem-estar),  e em substâncias calmantes.
São fontes ricas de triptofano o abacate, o leite e seus derivados, as castanhas, as nozes, a soja, a banana, o feijão, os cereais integrais, a lentilha, a batata e o arroz.
Substâncias calmantes, como a alface, o maracujá e a camomila também devem ser consumidas regularmente, assim como alimentos ricos em ômega 3, já que a carência dessa substância pode causar ansiedade e depressão.
Além de aumentar a ingestão de alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade, é preciso reduzir a ingestão dos alimentos que fazem justamente o contrário, como o café, os refrigerantes e o chocolate.
Claro que além disso tudo a compulsão também é uma doença e tem cura, pode ser tartada sim, vejo pessoas muitas vezes pessoas com vergonha , escondendo comida para comer depois, para não ficar sem , muitas vezes me pergunto escondendo de quem so se for de si mesmo.
A compulsão muito forte tem que ser tratada com médicos, nutricionistas, psicologos , vai perceber que a angustia a falta que senti de algo , e que não se sabe explicar o que é, vai passando, e não vai substituindo mais esta "falta"  pela comida .
Não é fácil, mas é mais  simples do que parece....
Beijos
Carol Foltran

Nenhum comentário: